A Importância de Indicadores

[wtr-time]

A palavra indicador é algo que se torna cada vez mais comum para nós, e vemos isso na prática em qualquer negócio que queira entender seus processos e pensar em novas estratégias que possam proporcionar um maior crescimento.

Os indicadores também são conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) e tem como principal objetivo medir, comparar, correlacionar e avaliar diversos cenários, processos, produtos, serviços entre uma infinidade de possibilidades que são fundamentais para tomada de decisões.

A melhor maneira de aproveitar um indicador é definir metas e, com elas, poder traçar objetivos para poder atingi-las e superar os resultados já obtidos.

Aqui neste artigo passaremos uma das muitas formas de calcular uma meta de um indicador. Essa forma se chama Método da Lacuna.

O Método da Lacuna calcula a média de todos os resultados obtidos no período desejado e calcula a diferença com o melhor resultado obtido, seja ele crescente ou decrescente. Com isso conseguimos saber a proporção a ser buscada de uma forma realista, e não colocando metas não atingíveis, algo que é muito perigoso quando não queremos causar frustrações tanto na equipe quanto nos resultados.

Lacuna = Melhor resultado – Média dos resultados

Com este método, temos algumas precauções a serem tomadas: a primeira delas é sempre trabalhar com a porcentagem variável a 100%, tentando não ficar preso a esse crescimento. A segunda recomendação é sempre calibrar a meta pois, caso você perceba que exagerou ou colocou algo que você não conseguirá atingir, poderá revalidar a sua meta. Por fim, a última recomendação é não se basear somente nos dados das metas, mas sim utilizá-la como uma das ferramentas para tomada de decisão.

Então, dessa forma fica a dica: sempre que for ter um indicador, trace metas para que você tenha um caminho para se basear e seguir.

Apesar de beneficial, muitas empresas ainda tem dificuldade para implementar essa análise

Através de diversos estudos e visitas, percebemos que muitas empresas ainda não entenderam a necessidade do indicador, metas ou das medições de dados que muitas vezes até são feitas, porém, de forma manual, o que pode gerar diversos erros e, consequentemente, perdas gigantescas com situações simples que podem ser evitadas.

Para a BinahKI, este tema é muito sério. Entendemos essa dificuldade que muitas empresas ainda passam pela falta ou por terem indicadores de baixa qualidade ou assertividade, e que ainda não apresentam resultados imediatos para qualquer tomada de decisão. Foi pensando nisso que desenvolvemos mais de 40 indicadores em tempo real, para poder garantir que você tenha sua máquina na palma da mão, literalmente. Mas como fazemos isso?

Essa é a pergunta que mais gostamos de responder, pois vem o nosso diferencial! Fazemos tudo isso apenas com energia, e com inteligência e com lógica, conseguimos transformar números em resultados. Quer saber mais? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas que vai te ajudar a implementar ou melhorar os indicadores seus ou de sua empresa, digitalizando e colocando vocês na Indústria 4.0.

Gostou do conteúdo? Compartilhe essas informações para que todos fiquem por dentro do mundo da tecnologia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

© Todos os direitos reservados Binahki.

Contato

error: